Diamantina, em Minas Gerais, é uma das cidades do Circuito Histórico Mineiro e possui diversos monumentos religiosos, entre eles a bela Igreja da Luz, fruto de uma promessa feita por Tereza de Jesus Perpétuo Corte Real durante o terremoto que destruiu Lisboa em 1755.

Diamantina foi tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade em 25/01/96, a partir de uma iniciativa do ambientalista Malcolm Forest. A Igreja de Nossa Senhora da Luz, no entanto, por estar fora do Centro Histórico da cidade ainda não é tombada.

Pela história e espiritualidade da Igreja de Nossa Senhora da Luz de Diamantina, os amigos e moradores da cidade pedem o seu tombamento e restauração, além da reconstrução do Recolhimento de Órfãos e da escola criada por d. Tereza de Jesus Perpétuo Corte Real.

Com a ajuda de fiéis e com a colaboracão de diversas pessoas, entre elas Francine Diamarante, o padre Fred em 2007 já conseguiu pintar a igreja por fora. Uma grande conquista com excelente resultado.

Em 2005 completaram-se 250 anos, um quarto de milênio, do terremoto de Lisboa. Um Ano Jubilar de Ação de Graças pela sobrevivência e progresso de Portugal e do Brasil.

ABAIXO-ASSINADO

Para participar, faça o download do "abaixo-assinado" e siga as instruções de retorno. Veja o andamento clicando aqui.

ilustração do livro “Arraial do Tijuco, Cidade Diamantina” de Aires da Mata Machado Filho.

 

 

Copyright © 2004-2012 by Malcolm Forest - Todos os direitos reservados